paorecheado

Pão recheado

Receber amigos para jantar não significa passar horas na cozinha a preparar petiscos pois existem outros tipos de comida que podem ser preparadas com antecedência, como é o caso do bacalhau com natas, arroz de pato, quiche, frango assado ou o lombo de porco no forno! E assim ficas com tempo livre para o que realmente importa, conviver!

Então e os petiscos?

Se quiseres petiscar podes optar por tábua de queijos, patés diversos, frutos secos, hummus com vegetais ou um número infinito de coisas boas que podes preparar.

Eu gosto muito de fazer pão recheado! Para além de simples pode ser preparado com antecedência e assim que os convidados chegam coloca-se no forno uns minutinhos. E voilá, um petisco quentinho e reconfortante para abrir caminho à conversa.

(receita para 1 pão recheado de 500gr)

Ingredientes para esta receita:

– 1 cebola, picada;
– 1 dente de alho, picado;
– Azeite;
– 100g de chouriço, cortado em cubos;
– 100g de toucinho fumado, cortado em cubos;
– 1 colher (sopa) de manteiga;
– 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
– 500ml de leite gordo;
– Sal;
– 200g de maionese caseira;
– 150g de queijo ralado;
– 1 pão com aproximadamente 500g;
– Salsa picada (opcional).

Pão recheado

Como preparar:

Refoga a cebola e o alho com um fio de azeite até deixar a cebola dourada e transparente.

Adiciona o chouriço com o toucinho fumado e deixa cozinhar em lume brando para libertar o sabor e ganhar textura.

Acrescenta a manteiga, envolve na mistura e assim que derreter polvilha com farinha, mexe e deixa cozinhar alguns segundos.

Adiciona o leite frio, pouco a pouco, mexendo entre cada adição. Ao adicionar desta forma controla-se a espessura do molho e não se corre o risco de formar grumos.

Deixa cozinhar em lume brando mexendo ocasionalmente para não agarrar ao fundo tacho. Se o molho estiver espesso adiciona leite ao longo da cozedura, no fim a consistência deve de ser aveludada e parecida com iogurte.

Quando estiver do teu agrado prova e têmpera se necessário. Por norma os enchidos têm sal suficiente mas pode ser necessário, no meu caso foi preciso uma pitada.

Retira do lume e coloca num tabuleiro para parar a cozedura e arrefecer mais depressa.

Corta uma tampa no pão, retira o miolo o mais intacto possível pois vamos utilizar para fazer torradas. Barra o interior e a tampa com maionese, coloca num tabuleiro, forrado com papel vegetal e com o miolo virado para baixo, e leva ao forno a 180ºC por 15 minutos ou até ficar dourado.

O miolo que retiramos do pão corta em fatias, barra com maionese e leva ao forno por 30 minutos até ficarem tostadinhas, com o cuidado de virar a meio, retira e deixa arrefecer.

Retira a caixa do forno, vira e deixa arrefecer enquanto se prepara o recheio:

Mistura o molho com a maionese e o queijo ralado até obter uma pasta uniforme. Recheia a caixa, cobre com papel de alumínio e leva ao forno por 15 minutos.

Retira o papel de alumínio, polvilha com salsa picada, coloca a tampa e serve de imediato acompanhado com as torradinhas.

paorecheado
paorecheado

Notas Finais:

– Sobrou pão do dia anterior? Esta é uma forma fantástica de o aproveitar;
– Para dar aquele toque extra de sabor barra as torradinhas com manteiga de ervas ou de alho;
– Personaliza esta receita ao teu gosto! Recheia o pãozinho com ervas aromáticas, alheira, farinheira, presunto, etc… o céu é o limite!

Outras sugestões para petiscar:

Pataniscas de bacalhau;
Ovos mexidos com alheira e espargos selvagens;
Pica-pau de porco.

Acompanha as aventuras diárias da Xana nas redes sociais =) FacebookInstagram ou Youtube.

Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *