Bolo de Soda do Samouco

Bolo de Soda do Samouco

O Bolo de Soda do Samouco

No concelho de Alcochete algures entre a base aérea e as salinas fica a pacata Vila do Samouco, um pedacinho de terra com vista privilegiada sobre o rio Tejo, em tempos foi responsável pelo abastecimento de sal e hortaliças à cidade de Lisboa e arredores. Este local calmo onde se pode desfrutar da fauna e flora que por ali habitam, tem alguns pontos de interesse dos quais podemos destacar a casa do mirante, uma construção octogonal bastante caricata, um pouco abandonada mas mesmo assim fascinante, o coreto da praça José Coelho, a réplica do chafariz de roda, a igreja de São Braz e a estátua do cavador do Mestre Romeu Correia em homenagem aos trabalhadores rurais.

Apesar do padroeiro da terra ser o São Braz é em honra de Nossa Senhora do Carmo que se realizam, na segunda quinzena de Julho, as festas populares do samouco e é ai que entre fados, touradas, sardinha assada, torresmos quentes, pão com chouriço e entre outras iguarias encontramos as fogaças de Alcochete, as queijadas do Montijo e o meu bolo favorito:

O bolo de soda!

(receita de bolo de soda para uma forma de chaminé com 23 cm de diâmetro)

Ingredientes para esta receita:

– 2 ovos L;
– 250g de açúcar amarelo;
– Raspa da casca de 1 limão;
– 56g de creme vegetal, derretido;
– 56g de banha, derretida;
– 10g de canela em pó;
– 8g de bicarbonato de sódio (soda);
– 250ml de leite gordo;
– 250g de farinha com fermento.

Bolo de Soda do Samouco

Bolo de Soda do Samouco

Como preparar:

Derrete a banha e o creme vegetal em banho-maria e reserva.

Liga o forno nos 180ºC.

Parte os ovos para uma tigela e bate para homogeneizar. Se preferires podes utilizar a vara de arames mas a batedeira para além de ser mais eficaz também acelera o processo de preparação do bolo.

Acrescenta o açúcar, pouco a pouco, e sem parar de bater até obter um creme fofo e esbranquiçado.

Acrescenta a raspa do limão, a canela, o bicarbonato de sódio e mexe entre cada adição para que os aromas se fundam uniformemente na massa.

Adiciona o creme vegetal, com a banha, em fio à mistura, sem parar de bater até emulsionar.

Junta o leite alternado com a farinha, em três adições, desta forma é mais fácil de incorporar sem retirar ar à massa e sem mexer em demasia, o que faz com que os bolos fiquem duros.

Unta a forma com manteiga e polvilha com farinha.

Adiciona a massa, agita, deixa cair a forma sobre a bancada para uniformizar e libertar eventuais bolhas de ar. Leva ao forno cerca de 40 minutos ou até passar no teste do palito, espeta e se sair limpo é porque está pronto, nunca falha!

Deixa arrefecer na forma, sobre a grelha, 10 minutos antes de desenformar.

Bolo de Soda do Samouco

Bolo de Soda do Samouco
Bolo de Soda do Samouco

Bolo de Soda do Samouco

Curiosidade: O bicarbonato de sódio é um fermento natural que reage na presença de ácido, neste caso a canela, por isso é que este bolo fica sempre fofinho.

Notas finais:

– Para que a receita funcione na perfeição os ingredientes devem de estar à temperatura ambiente, por isso retira o leite e os ovos do frigorífico e derrete o creme vegetal e a banha, antes de começar;

– A quantidade de canela ou raspa de limão depende do gosto pessoal, por isso ajusta consoante o teu paladar;

– Esta receita pode ser adaptada para muffins pois são mais práticos de transportar e podem ser congelados ou descongelados de acordo com o apetite do freguês;

– Acrescenta outras coisas à massa como por exemplo pinhões, passas ou miolo de noz, vai deixar o bolo ainda mais irresistível;

– Em vez de polvilhar a forma com farinha experimenta usar açúcar branco para elevar o exterior do bolo a outro patamar, depois de provar não vais querer outra coisa.

Outras sugestões:

Bolo de iogurte
Bolo de cenoura rápido
Bolo simples de chocolate

Acompanha as aventuras diárias da Xana nas redes sociais =) FacebookInstagram ou Youtube

Caneca personalizada gentilmente cedido por Feira da Louça. Para mais informações vai a: https://www.feiradalouca.com/pt/  

Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *