Bolo de iogurte

O bolo de iogurte

Quando era pequenina havia leite em garrafas de vidro, manteiga em pacotes de papel, os iogurtes eram amargos como tudo mas sólidos tipo pudim. Não havia toneladas de marcas ou variedades diferentes e éramos felizes assim pois o que existia tinha qualidade, embalagens reutilizáveis e até traziam mais quantidade. Por exemplo o iogurte natural era de 180g e hoje em dia só tem 125g??? Noto que esta política tem crescido onde a empresa mantém a imagem, muda a quantidade e vende o produto ligeiramente mais barato de tal forma que o consumidor final pensa que está a poupar quando na realidade até está a comprar menos por mais, é o chamado “comprar gato por lebre”.

Isto para dizer que demorei algum tempo até perceber onde é que a “velhinha” receita de bolo de iogurte estava a falhar! Por mais que tentasse aquele bolo fofinho e húmido não aparecia, tudo porque as quantidades não eram as mesmas!

Bolo de iogurte

Depois de resolver o mistério converti a receita para gramas e nunca mais parei de fazer o bolo mais popular de todos os tempos

(receita de bolo de iogurte para 1 forma de 24cm)

Ingredientes para esta receita:

– 400g de farinha de trigo com fermento;
– 350g de açúcar amarelo;
– 10g de açúcar baunilhado;
– 150ml de óleo de girassol;
– 180g de iogurte natural;
– 4 ovos grandes.

Bolo de iogurte
Bolo de iogurte

Como preparar:

Mistura a farinha com o açúcar amarelo, o açúcar baunilhado e acrescenta óleo de girassol até obter uma espécie de crumble. Adiciona o iogurte, os ovos e bate até ter a massa lisa e homogénea.

Unta uma forma de chaminé com manteiga, polvilha com açúcar, coloca a massa e leva ao forno, a 180º, aproximadamente 45 minutos ou até passar no teste do palito, espeta o palito no centro do bolo e se sair limpo é porque está no ponto.

Deixa arrefecer sobre a grelha antes de desenformar.

Bolo de iogurte
Bolo de iogurte
Bolo de iogurte

Dica: Acrescenta coisas boas à massa! Como frutas ou bocadinhos de chocolate e cria algo diferente de cada vez que fazes esta receita.

Outras sugestões:

Como fazer iogurte caseiro;
Bolo mármore;
Bolo simples de chocolate.

Temos um fórum ao teu dispor para esclarecer dúvidas ou partilhar ideias. Visita também a nossa página no facebook.

Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!

2 pensamentos em “Bolo de iogurte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *