Tortilha de Batata
Pinchos, bocadillos ou tapas são nomes que remetem imediatamente para a gastronomia Espanhola mas para além disso ainda há o cozido madrileno, a paella valenciana ou o tão famoso gaspacho. E lá no meio destas iguarias vamos encontrar la tortilla de patatas!
Esta espécie de omelete glorificada que leva batata frita, cebola caramelizada e ovos (obviously), é um petisco excelente ou a refeição perfeita após um belo dia de praia.
Boas tortilhas e olé!
(receita de tortilha de batata para petiscar)
Ingredientes para esta receita:
– 200gr de batata, cortada em fatias finas;
– 1 cebola, cortada em meias luas;
– 4 ovos, ligeiramente batidos;
– 1 dente de alho, esmagado;
– 1 folha de louro;
– Azeite virgem q.b..
Tortilha de Batata Espanhola
Como preparar:
Lava, descasca e corta as batatas em fatias finas. Coloca num recipiente com água gelada, de forma a não oxidar, e assim ficam firmes e hirtas como uma barra de ferro.
Ao lavar as batatas antes de descascar evitas qualquer tipo de contaminação e ainda podes aproveitar as cascas para fazer estes snacks deliciosos para o lanche.
Enche uma sertã com azeite, adiciona a folha de louro, o dente de alho ligeiramente esmagado e deixa aquecer em lume brando de forma a perfumar o azeite.
Retira as batatas do banho gelado, escorre e enxuga com um pano limpo. Ao retirar o excesso de água não salpica ao entrar no azeite quente e ficam douradinhas.
Assim que a folha de louro mudar de cor e o dente de alho começar a borbulhar retira para não queimar, adiciona as batatas e deixa fritar lentamente.
Na realidade o que estamos a fazer é CONFITAR, cozer lentamente em azeite para preservar a textura e o sabor do alimento.
Nesta receita não queremos batatas fritas “estaladiças”, estou a falar daquela batatinha ligeiramente dourada, saborosa e que se desfaz na boca, por isso lume baixo e paciência que cozinhar é um acto de amor (de quem cozinha para quem come).
Quando estiverem no ponto retira, coloca num escorredor para retirar o excesso de azeite e reserva.
Deixa aproximadamente 2 colheres de sopa de azeite na frigideira e retira o restante.
Adiciona a cebola, deixa refogar até ficar tenra e coloca no escorredor juntamente com as batatas.
Parte os ovos para a tigela, tempera com umas pedrinhas de sal e bate com o garfo de forma a homogeneizar.
Adiciona as batatas com a cebola e envolve delicadamente até que todos os elementos fiquem cobertos por este rio dourado de ovo.
Aquece a frigideira em lume brando, adiciona 1 colher de sopa de azeite e assim que estiver quentinho adiciona a mistura da tigela.
Dica: Para ver se o azeite está quente coloca uma porção pequena de ovo na frigideira, se borbulhar é porque está no ponto.
Mexe delicadamente para que o ovo engrosse e comece a coagular, pressiona a tortilha ligeiramente para que fique nivelada e deixa cozinhar em lume brando até dourar por baixo.
Solta as laterais e o fundo com a espátula, coloca o prato por cima da frigideira e com cuidado vira a tortilha (para cima do prato), volta a colocar na frigideira com a parte “crua” virada para baixo, aconchega com a espátula e espera que coza.
Quando estiver do teu agrado retira, coloca sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura e deixa arrefecer por 20 minutos para solidificar o ovo e ser mais fácil de cortar.
Agora solta o Picasso que há em ti e corta a tortilha espanhola como te apetecer, em triângulos, cubos ou qualquer outra forma geométrica.
Devora este petisco quente ou frio, simples ou com a bela da saladinha mas sempre, sempre acompanhado por uma cidra bem geladinha.
Pessoalmente gosto de espalhar um pouco de azeite numa fatia de pão, por cima uma rodela de tomate suculento e termino com um bom naco de tortilha, de preferência fria, mas aqui tu é que és “el conquistador de la tortilla de patatas” por isso faz o que te vier à imaginação.
Dica: Eleva a tortilha espanhola a outro nível com a adição de pedacinhos de presunto ou chouriço frito.
Outras sugestões:
– Pão recheado;
– Ovos mexidos com alheira e espargos selvagens;
– Pica-pau de porco.
Acompanha as aventuras diárias da Xana nas redes sociais =) Facebook, Instagram ou Youtube.
Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!