Coscorões Estaladiços
O Natal é uma época mágica e cheia de cor mas a comida também é muito importante para os portugueses, especialmente os doces, há arroz doce, rabanadas, filhoses, sonhos, bolo-rei, aletria, azevias e os coscorões! Tiras de massa fina, super estaladiças, envoltas em açúcar com canela e que se desfazem na boca como algodão doce, este frito delicioso veio com os Mouros no tempo das cruzadas e nunca mais saiu de cá.
(receita para 12 coscorões estaladiços com cerca de 20g cada)
Como preparar:
Numa tigela envolve a farinha, o sal e a banha até obter uma espécie de areia fina. Adiciona a aguardente, a raspa da laranja, o ovo, ligeiramente batido e mexe.
Junta sumo de laranja, pouco a pouco, até obter uma massa macia e moldável, a quantidade vai depender do tamanho do ovo e da humidade da farinha.
Coloca a massa sobre a bancada e amassa até ficar homogénea.
Deixa repousar na tigela tapada com um pano húmido durante 15 minutos para relaxar o glúten.
Divide a massa em 12 bolinhas com cerca de 20g e deixa descansar por 5 minutos para esticar facilmente.
Passa na farinha, coloca sobre a bancada, espalma com a mão de forma a obter um disco, estende o mais fino possível e faz alguns golpes no centro.
Aquece o óleo numa sertã, adiciona um cubo de pão para não queimar o óleo e assim que começar a borbulhar adiciona um coscorão, frita até ficar levemente dourado, de ambos os lados, retira para a grelha e parte para o seguinte.
Polvilha os coscorões com açúcar e canela e delicia-te!
Outras sugestões:
– Sonhos de Natal ;
– Filhoses de abóbora ;
– Rabanadas (Fatias douradas ou paridas) .
Acompanha as aventuras diárias da Xana nas redes sociais =) Facebook, Instagram ou Youtube.
Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!