Tarte de limão merengada

Tarte de limão merengada

Agora que a vida do dolce far niente acabou e o verão está quase, quase a ir, fica a memória dos dias quentes, fins de tarde na praia e refeições leves, frescas e simples!
É tempo de voltar à cozinha, preparar comida de conforto, acender o forno e começar a jornada dos assados, bolos e bolachas.

E não há nada melhor do que esta bela tarte! Apesar de ir ao forno ainda traz aquela frescura que lembra os dias quentes de verão.

(receita de tarte de limão merengada para 1 forma de 30 cm)

Ingredientes para esta receita:

Tarte:

– 1 receita de massa para tarte.

Recheio:

– 220g de açúcar branco;
– 20g de farinha de trigo sem fermento;
– 30g de amido de milho;
– 1 pitada de sal;
– 360ml de água;
– Sumo e raspa de 2 limões;
– 25g de manteiga;
– 4 gemas.

Merengue:

– 6 claras;
– 100g de açúcar branco.

Tarte de limão merengada
Tarte de limão merengada

Como preparar:

Prepara a massa segundo as instruções que encontras AQUI.

Estende, forra a tarteira, pica o fundo com o garfo, cobre com papel vegetal, enche com grão, feijão, arroz ou pedrinhas para manter a forma e leva ao forno a 180ºC por 20 minutos.

Aproveita e vê também este artigo “Dicas – Para fazer boas tartes” onde explico o ABC das tartes, incluindo a parte de como forrar a tarteira.

Retira o grão, o papel vegetal e leva ao forno por mais 5 minutos para impermeabilizar a massa, desta forma fica sempre estaladiça e não absorve o recheio.

Deixa arrefecer por completo sobre a grelha antes de desenformar.

O recheio:

Mistura o açúcar, a farinha, o amido de milho, o sal, adiciona a água, a raspa e o sumo do limão, mexe para dissolver, leva ao lume e deixa ferver por 2 minutos, sem parar de mexer para evitar a formação de grumos. Retira do lume e deixa arrefecer.

Separa as gemas das claras, passa as gemas por uma peneira fina e reserva as claras para o merengue.

Adiciona as gemas peneiradas ao recheio, em fio e sem parar de mexer. Leva novamente ao lume até engrossar.

Desenforma a base da tarte, coloca num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, enche com o recheio, alisa a superfície e leva ao frigorífico para solidificar.

O merengue:

Entretanto prepara o merengue, escolhe uma tigela resistente ao calor, adiciona as claras, o açúcar e envolve para dissolver. Coloca por cima de um tacho, com água a ferver, em lume brando, e mexe suavemente sem parar, enquanto se mexe o calor dilui o açúcar e pasteuriza as claras de forma a eliminar as bactérias que o ovo pode conter.

Está no ponto quando deixares de sentir o açúcar na mistura. Retira do lume e bate com a batedeira até obter um merengue liso, brilhante e com picos firmes.

Retira a tarte de limão do frio, cobre com o merengue de forma harmoniosa e quando a obra de arte estiver pronta, liga o grill do forno, coloca na ranhura superior e deixa caramelizar o merengue (atenção que isto é quase instantâneo).

Retira, deixa arrefecer, coloca sobre um prato bonito e serve de imediato.

Tarte de limão merengada
Tarte de limão merengada
Tarte de limão merengada
Tarte de limão merengada

Dica: Impressiona os teus convidados na hora de servir a tarte de limão merengada e utiliza o maçarico de cozinha para queimar o merengue no momento.

Outras sugestões:

Natas do céu;
Salmão no papelote;
Hambúrguer caseiro.

Acompanha as aventuras diárias da Xana nas redes sociais 😊 Facebook, Instagram ouYoutube

Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *