Lasanha de carne

Lasanha de carne

A lasanha de carne é de origem italiana e criou-se com a finalidade de alimentar a família com o que havia na altura, camadas de massa fresca, molho, carne e queijo deram origem à lasanha que foi recriada de região em região até se tornar num fenómeno de popularidade a nível mundial. Experimenta pois é bastante reconfortante, o ingrediente ideal para preparar e saborear calmamente, adiciona o convívio e alegria, e tens tudo o que precisas para saborear uma refeição em família.

(receita de lasanha de carne para 4 pessoas)

Ingredientes para esta receita:

Molho:

– Azeite;
– 1 cebola, picada;
– 1 folha de louro;
– 1 dente de alho, picado;
– 1 cenoura, picada;
– 1 talo de aipo, picado;
– 300gr de carne picada (150gr de porco, 150gr de vaca);
– Sal;
– Pimenta;
– 2dl de vinho tinto de boa qualidade;
– 4 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados;
– Água q.b.;

Lasanha:

– 300ml de molho béchamel caseiro;
– 200gr de queijo ralado;
– 1 receita de massa fresca ou folhas para lasanha q.b..

Lasanha de carneLasanha de carne

Como preparar:

Molho:

Refoga a cebola, o alho e o louro com um fio de azeite. Assim que a cebola ficar tenra e transparente junta a cenoura, o aipo, envolve para incorporar os sabores e deixa apurar.

Adiciona a carne picada, mexe para separar os bocadinhos que teimam em ficar juntos, tempera com sal, pimenta e deixa cozinhar. Quando começa a agarrar ao fundo, refresca com vinho tinto, esfrega para libertar o caramelizado e deixa evaporar o álcool.

Acrescenta o tomate, envolve, rega com água suficiente para cobrir a carne, tapa e deixa cozinhar em lume brando cerca de 1 hora.

Enquanto cozinha a água evapora, os sucos apuram e o molho fica espesso e apetitoso. Quando estiver consistente, retira do lume e deixa arrefecer por completo.

Lasanha:

Cobre o fundo da travessa com molho béchamel para impedir que a lasanha agarre, adiciona um pouco de carne e começa a construir: primeiro a folha de massa fresca, uma camada generosa de molho béchamel, uma dose de carne e queijo ralado para dar consistência. Depois repete as camadas pelo menos 3 vezes e a última deve de ser massa. Cobre com molho béchamel, polvilha com aquela dose extra de queijo ralado, bate com a travessa na bancada para uniformizar e leva ao forno até ficar douradinha.

Para não desmanchar ao cortar deixa a lasanha de carne repousar 15 minutos ou espera que pare de borbulhar. Acompanha com saladinha ou serve simples que nem precisa de mais nada.

Lasanha de carne Lasanha de carne
Lasanha de carne Lasanha de carne

Lasanha de carne

Dica: Esta receita é ideal para aproveitar o que sobra de outras refeições e podes reinventar de diversas formas: peixe, vegetais ou o que houver ai por casa.

Curiosidade: Lasanha é o nome que originalmente se dava à travessa aonde se confecciona esta iguaria italiana.

Outras sugestões:

– Massa à bolonhesa;
– Francesinha à moda do Porto;
– Hambúrguer caseiro

No nosso fórum podes publicar receitas, esclarecer dúvidas e trocar ideias com todos os membros. Junta-te a nós e visita também a página do Facebook =)

Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *