(Ensopado de borrego com ervilhas para 4 pessoas)
Ingredientes para esta receita:
– 400g de perna de borrego, cortada em pequenos cubos; |
Como preparar:
Coloca a carne de borrego numa tigela (de preferência de barro) a marinar com alho, louro, sal, pimentão, vinho e reserva por duas horas.
Refoga a cebola, num pouco de azeite, até que fique transparente. Adiciona a carne de borrego juntamente com a marinada e deixa cozinhar, em lume brando, com o tacho tapado.
Coloca as cenouras, as batatas, o caldo de carne e deixa levantar fervura.
Adiciona as ervilhas, deixa cozinhar em lume brando e com a tampa no tacho.
Desliga o lume, verifica o sal, acrescenta os coentros, envolve bem e deixa repousar dez minutos antes de servir.
Serve acompanhado de pão alentejano à parte ou serve num prato para isso coloca fatias finas de pão no fundo do prato, rega com um fio de azeite de boa qualidade e verte o ensopado de borrego quente por cima.
![]() ![]() |
![]() ![]() ![]() |
Ensopado de borrego com ervilhas
Curiosidade: O ensopado de borrego tradicionalmente servido no Alentejo só leva batata, borrego e coentros.
Dica: em vez de borrego podes utilizar carne de vaca ou até mesmo frango, mas nesse caso deixa-se de chamar ensopado e passa a ser o nome de jardineira
Outras Sugestões:
– Jardineira de borrego com feijão-verde;
– Pão-de-ló;
– Bola de carne rápida.
No nosso fórum podes publicar receitas, esclarecer dúvidas e trocar ideias com todos os membros. Junta-te a nós e visita também a página do Facebook =)
Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!