Legumes congelação e acondicionamento

Os Legumes – Congelação e Acondicionamento

Os legumes, quer sejam crus ou cozinhados, há muito que fazem parte do nosso currículo culinário. É possível conservar diversos legumes no frigorífico, por um tempo limitado (entre 3 a 7 dias), pode-se fazer conservas em vinagre (o que não é para todos os gostos) ou então congela-se e ai podem aguentar estações inteiras.

Certos legumes reagem bem à congelação e há outros que nem se devem congelar de todo, uma vez que o seu sabor é alterado por completo. Por exemplo as nabiças, os agriões e as beringelas ficam horríveis quando congelados.

Congelação

Os legumes para serem congelados devem de ser branqueados antes de serem acondicionados e armazenados, assim as suas propriedades  mantém-se inalteradas.

O branqueamento é um processo fácil de executar e não tem nenhum segredo. Consiste em colocar os legumes em água a ferver (ATENÇÃO: não confundir com ferver os legumes em água quente), por um determinado período de tempo, depois passa-se por água fria de forma a criar um choque térmico e criar um escudo que conserva as suas propriedades…

Cada legume tem um certo período de branqueamento. Fica aqui uma tabela com os mais utilizados:

Alimento Branqueamento Estação do Ano
Cenouras e nabos 2 minutos em água quente Abril, Maio
Couve-flor 2 minutos em água quente com sumo de limão Março a Maio, Outubro
Couve lombarda, coração, portuguesa, galega 2 minutos em água quente com sumo de limão Setembro a Novembro
Feijão gordo, feijão de debulhar 2 minutos em água quente com sumo de limão Julho, Agosto
Cebolas 2 minutos em água quente Maio, Junho
Alho francês 2 minutos em água quente Maio, Outubro
Ervilhas, favas  1 minuto em água quente com sumo de limão Maio, Junho
Batatas 4 minutos em água quente ou 2 minutos em óleo quente no caso de batatas fritas Setembro
 Abóbora 3 minutos em água quente Setembro
 Tomate Lavar e cortar ao meio ou quartos Agosto
 Curgete 2, 3 minutos em água quente Julho, Agosto

Os legumes devem estar no seu período de maturação e frescos. Por exemplo congelo ervilhas, favas ou tomate na época certa e depois consumo ao longo do ano como se fosse colhido na hora e sem alteração de sabor.

ATENÇÂO: Não vale a pena, tentar aproveitar, algo que não está na melhor condição para congelar. Algo que já se encontra demasiado maduro, nunca terá boa qualidade final. Neste caso recomendo o seu consumo o mais rápido possível, congelar não é uma opção!

O resto é uma questão de organização no meu congelador geralmente tenho abóbora, curgete, cenoura, nabo, alho francês e cebola cortados em cubos.

Sempre que faço sopa, lá vou eu, uma mão cheia de cada para dentro da panela, mais uma batata, agua q.b. coloco tudo ao lume e já está uma base de sopa pronta num abrir e fechar de olhos.

Os legumes - congelação e acondicionamento

Acondicionamento no frigorífico

Quando compro hortaliças procuro as mais frescas (normalmente procuro os pequenos vendedores no mercado, aqueles que tem hortinhas e que cultivam pequenas quantidades, quase sempre tem hortaliças mais toscas mas de boa qualidade nem sempre o que é grande e bonito é sinonimo de qualidade!).

Quando chego a casa são “desmembradas” e lavadas em água corrente.

Depois deste processo são escorridas. Isto pode fazer-se de várias formas, a mais prática é sem dúvida uma centrifugadora como esta:

Os legumes - congelação e acondicionamento

(comprei a minha por menos de 3 euros e tem me dado muito jeito, acredita! Este é um utensílio que te vai poupar muito tempo na cozinha, não serve só para legumes, podes usar com fruta, ervas aromáticas, enfim…uma coisa útil!)

Escorre-se para que ao guardar, no frigorífico, os vegetais não se “queimem” com facilidade e assim aguentam por mais tempo.

Divido os legumes em doses prontas a servir, em recipientes de vidro ou saquinhos consoante a utilização e depois na hora de utilizar torna-se fácil… É só juntar a panela!

Agora se for para congelar, faço o branqueamento como já referi em cima.

Outras sugestões:

Folhado com recheio de carne e legumes;
Caril de legumes;
Panquecas de legumes.

Junta-te a nós e visita também a página do Facebook =)

Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!

5 thoughts on “Os Legumes – Congelação e Acondicionamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *