Baba de camelo

Baba de camelo

(receita de baba de camelo para 6 pessoas)

Ingredientes para esta receita:

– 1 lata de leite condensado;
– 6 ovos.

Baba de cameloBaba de camelo

Como preparar:

Para esta receita precisas de cozinhar o leite condensado. Existem vários métodos para cozer leite condensado, utiliza aquele que preferires:

Método I: Retira o rótulo, da lata de leite condensado, e coloca numa panela bem funda. Cobre a lata com água e leva a cozinhar por 1h em lume brando. Ocasionalmente, verifica se a lata se encontra coberta de água, caso contrário acrescenta mais.

Metódo II: Retira o rótulo e coloca a lata na panela de pressão. Cobre com água, tapa e leva ao lume até que a panela comece a “chiar”. Baixa o lume e deixa cozinhar por 30 minutos. Desliga o lume e aguarda que a panela liberte a pressão por completo.

Metodo III: Este método é o mais fácil. Vai ao supermercado e compra uma lata de leite condensado cozido. Mas não é a mesma coisa. A lata pré-cozida traz mais conservantes e o sabor não é o mesmo (falo por experiencia própria). Por isso deixa de ser preguiçosa(o) e coze uma latinha se faz favor.

Depois de cozer a lata de leite condensado é importante DEIXAR A LATA ARREFECER, por 24h. Se tentares abrir a lata, mesmo morna, ela pode explodir e para além das queimaduras, que podem ser graves, vais ter a cozinha cheia de leite condensado por muito tempo =)

Eu sei, este doce requer um dia de preparação mas no fim compensa.

Agora que o leite condensado arrefeceu, abre a lata e observa: O leite transformou-se numa pasta escura, de aroma irresistível e sabor a caramelo. A isto chama-se doce de leite, o doce mais famoso da Argentina. É com este doce de leite que se faz baba de camelo!

Vamos lá então fazer baba de camelo:

Separa as gemas das claras e reserva as claras.

Junta o leite condensado cozido (doce de leite) e envolve com calma e delicadamente.

Com o auxílio de uma batedeira bate até obter um creme espesso, fofo e homogéneo. Esta parte demora um pouco mas é necessária para que a baba de camelo fique bem arejada e fofa.

Bate as claras em castelo e envolve no creme:

– Coloca duas colheres de claras no creme e envolve energeticamente, para deslaçar a mistura e para que se torne mais fácil envolver as restantes claras;

– Envolve as restantes claras, delicadamente e aos poucos, com movimentos suaves de cima para baixo, para que a baba de camelo fique o mais arejada possível.

Coloca o doce em tacinhas individuais ou numa taça grande e leva ao frigorífico por 4 horas antes de servir.

Baba de camelo Baba de camelo
Baba de camelo Baba de camelo

Baba de camelo

Notas finais:

– A baba de camelo é ligeiramente diferente da mousse de chocolate, apesar de a textura ser semelhante, não solidifica como a mousse. Terá sempre um aspecto baboso e por isso se chama baba de camelo;

– Se quiseres mousse de caramelo adiciona 2 folhas de gelatina ao creme antes de adicionar as claras em castelo;

– Se gostares decora a baba de camelo com amêndoa, antes de servir.

No nosso fórum podes publicar receitas, esclarecer dúvidas e trocar ideias com todos os membros. Junta-te a nós e visita também a página do Facebook =)

Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *