Folha de alimínio

Dicas – A folha de alumínio

Muito se diz em relação à folha de alumínio. É boa para proteger alimentos? Porque tem dois lados diferentes? Quando e onde se deve utilizar? Estas são algumas das questões com que me deparei quando começou o meu interesse pela culinária.

Tenho lido, recentemente, coisas absurdas acerca da folha de alumínio. Há quem diga que é prejudicial para a saúde, que contamina os alimentos ou até que os fabricantes só dão polimento a um lado da folha para poupar dinheiro. Entre outros disparates…

Ao ler isto fiquei a saber, de facto, que existe muita desinformação por ai…

Ao comentar este assunto com o chefe Bruno ele disse: “Porque não escrever sobre isso na Cozinha da Xana? Aposto que há muitas pessoas que nem sabem para que serve a folha de alumínio!”

E aqui estou a escrever acerca da famosa folha de alumínio.

O alumínio é um metal macio, inodoro e um excelente condutor (quer de frio ou de calor).
A folha de alumínio revolucionou a cozinha mas nem sempre se revelou eficaz em manter as temperaturas. Por vezes acontecia o contrário o quente ficava frio e o frio ficava quente. Após vários estudos encontrou-se a fórmula eficaz! Dois lados diferentes!

Um lado polido, para que o calor reflicta e assim os alimentos fiquem frescos. E um lado baço para que o calor seja absorvido e os alimentos se mantenham quentes.
Fórmula perfeita! Um metal barato e eficaz na protecção dos alimentos.

Folha de alimínio
Folha de alimínio

(lado polido e lado baço)

Resumindo:

– Se vais utilizar a folha de alumínio no forno, utiliza com a parte brilhante virada para o alimento. Assim absorve melhor o calor e ajuda a cozinhar rapidamente.

– Se queres manter um alimento fresco, colocar no frigorífico ou no congelador, utiliza a folha de alumínio com a parte brilhante para fora. Assim o calor é reflectido e os alimentos mantém-se frescos.

Tudo pode ser feito com esta folha mágica, grelhar, cozinhar ao vapor, embalar alimentos para conservar. Ou para tantas outras coisas que nem me lembro…

Junta-te a nós e visita também a página do Facebook =)

Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *