Panela de pressão

Dicas – A Panela de pressão

Algumas coisas que deverás saber acerca da panela de pressão:

– As panelas de pressão são perigosas?

Não.

No tempo da nossa avó acredito que as coisas fossem menos seguras mas hoje existem normas e regras para que uma panela de pressão possa ser comercializada. Compete aos consumidores escolher o que é melhor e mais seguro. Se estás a pensar adquirir uma panela de pressão presta atenção a estas características:

– Normalmente as panelas têm uma válvula por onde sai o vapor, é esta válvula que dá sinal de que a panela entrou no seu ponto de pressão máxima (o típico chiiiiu que ouvimos do vapor a sair). O que varia de panela para panela é se existe, ou não, um indicador da pressão desejada (no caso da minha tenho três níveis de pressão: lento, médio e rápido).

Panela de pressão Panela de pressão
Panela de pressão Panela de pressão

Dicas – A Panela de pressão

Seja qual for o modelo, é IMPORTANTE que ao atingir o ponto de pressão desejada se baixe o lume de forma a manter esse ponto. Se depois de atingir o ponto de pressão desejada não se baixar o lume, a panela continua a aumentar pressão o que a torna ineficiente em termos energéticos e que se pode tornar num potencial perigo! É aqui que as pessoas erram na utilização da panela de pressão e por isso se criaram diversas protecções.

– Existe sempre e digo SEMPRE uma segunda válvula de segurança, cujo funcionamento convém ser verificado manualmente sempre que utilizamos a panela de pressão.

Panela de pressão

Dicas – A Panela de pressão

– Na tampa da panela existe uma ranhura de segurança. Se por algum motivo ambas as válvulas ficarem obstruídas e a panela deformar o vapor sai sem colocar em perigo a nossa integridade física. È importante verificar se a panela possui esta característica quando se pensar em adquirir uma.

Panela de pressão

Dicas – A Panela de pressão

– As borrachas são um ponto importante na escolha de uma panela de pressão. Faz uma pesquisa de mercado acerca da panela de pressão, que estás a pensar adquirir e vê se encontras peças com facilidade. As borrachas desgastam-se e se não for substituída, na altura devida, a panela de pressão fica inutilizada.

Verifica SEMPRE a condição das borrachas para que a panela de pressão seja realmente eficaz. As borrachas devem ser lavadas com água fria e com um detergente neutro de forma a durar mais tempo.

Por norma uma panela que tenha uma boa utilização deve trocar a borracha anualmente.

Panela de pressão

Dicas – A Panela de pressão

– É importante respeitar as quantidades de líquidos utilizados. Não ultrapassar 2/3 da capacidade da panela. No caso de alimentos que expandam como arroz, feijão e grão, não ultrapassar ½ (metade) para evitar que água, ou comida, bloqueiem as válvulas.

Qual a forma mais correcta de tirar o vapor da panela de pressão?

Existem várias formas de tirar o vapor da panela de pressão;

– Esperar que a panela o faça por si só. Neste caso tens que ter em atenção que o tempo, em que a panela liberta a pressão, é também tempo de cozedura;

– Carregar na válvula de pressão para que esta liberte todo o vapor (não aconselhável para alimentos espumosos como puré);

– Colocar a panela no lava-loiça e deixar correr um fio de água fria, sobre a tampa, até que todo o vapor saia (excelente método para quando se quer abrir a panela e introduzir um novo alimento, também não é indicado para purés).

Em qualquer um dos casos deve-se agitar um pouco a panela, antes de retirar a tampa, para evitar bolhas de vapor retidas entre os alimentos.

Alumínio, aço Inox, anti aderente, que tipo escolher?

– As panelas em alumínio são as mais baratas no mercado mas a longo prazo podem tornar-se numa escolha cara. O alumínio tem um desgaste rápido, é pouco fiável e acima de tudo têm a tendência de escurecer com a utilização.

Se tens panelas de alumínio já reparaste que ficam negras de cada vez que as utilizas (isso deve-se ao calcário da água que reage com o alumínio).

Uma forma simples de branquear o alumino será ferver água com um par de limões partidos (a panela deve de estar limpa e sem gorduras) durante alguns minutos.

– As panelas em aço inox são uma óptima escolha. Resistentes, fáceis de lavar e acima de tudo duráveis.

No mercado já se encontra produtos de limpeza para inox muito bons, fazem o trabalho na perfeição.

Escolhe sempre aço inox 18/10 (inoxidável), o mais durável.

– As antiaderentes, ainda são difíceis de encontrar no nosso mercado mas já vão aparecendo. Têm todas as vantagens do aço e inox mas com as características antiaderentes. No entanto são um pouco dispendiosas.

Quanto tempo demora os alimentos a cozinhar, numa panela de pressão?

Como já disse, os alimentos levam menos de metade do tempo a cozer do que numa panela tradicional.

Com a panela de pressão os alimentos cozem no seu próprio suco e a vapor, o que proporciona uma alimentação sã e saborosa.

Aqui fica uma tabela com os tempos médios de cozedura dos alimentos mais utilizados:

Alimentos
(por ordem crescente de cozedura)
Tempo de cozedura em minutos
(após pressão)
Sopas (alho, juliana, legumes, arroz, peixe) 4-8
Massas (esparguete, arroz de frango, arroz à valenciana) 6-8
Hortaliças (nabiças, couves, cenouras, favas) 5-7
Legumes (grão-bico, feijão, lentilhas) 15-20
Batatas (cozidas, guisadas) 5-7
Peixe (pescada, lulas, polvo) 10-30
Carne (porco, vaca, borrego, coelho, galinha) 10-25
Sobremesas (pudins, arroz doce, compotas) 6-8

A ter em conta: Quando cozinhares a gás assegura-te que a chama não ultrapassa o fundo da panela (o excesso de calor lateral pode, eventualmente, deteriorar o cabo e as asas da panela).

Quando utilizares uma placa eléctrica, o diâmetro do fundo da panela deve corresponder ao diâmetro da placa para que haja um maior aproveitamento de energia.

No nosso fórum podes publicar receitas, esclarecer dúvidas e trocar ideias com todos os membros. Junta-te a nós e visita também a página do Facebook =)

Porque nunca é tarde para aprender, basta querer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *